quarta-feira, 29 de junho de 2011

Análise do capítulo “A Igreja,instituiçao dminante do feudalismo”,

Christiane Nunes Lima*

Análise do capítulo “A Igreja,instituiçao dominante do feudalismo”,BASCHET,J.A civilização feudal.Do ano mil à colonização da América.pp167-245.

-Refletir sobre a importância estruturante da Igreja no sistema feudal.

   A Igreja durante a Idade Média é uma instituição de plenos poderes,na qual decidia as regras principais referente ao funcionamento da sociedade.Os cristãos acreditavam que somente os clérigos os levariam a graça divina.
   A Igreja exerceu sua dominação de várias formas,uma delas seria a exclusão do cristão,no qual ele deixaria de participar de todas as cerimônias e ações da Igreja.
    Apesar dos conflitos entre o clero e a aristocracia,devido a terras e controle de domínios feudais,ocorreu uma aproximação entre os mesmos na obra de dominação do “povo”.Também ocorreram divergências internar na Igreja,na qual resultou na divisão do clero em secular que dependia do Bispo e viviam em paróquias e regular onde os religiosos moravam mosteiros e pertenciam a variadas ordens religiosas.
    A Igreja detinha o poder intelectual da época,os clérigos eram responsáveis por conservação de escrita.A Igreja tinha bens,porém nada pertencia ao clérigo,somente a Igreja.Uma das maiores forma de obter bens pela Igreja,seria através de fiéis que buscavam a salvação de sua alma,pela doação de bens a Igreja.
    A Igreja passou a considerar herege,aquele que não seguia os seus dogmas,o que mais tarde levou a Inquisição Medieval.
    Pode-se dizer que durante a Idade Média,a Igreja exerceu grande dominação através do medo,ou seja,os fiéis eram levados a obedecer grande parte dos dogmas da Igreja,pelo temor do que poderia ocorrer após a morte por exemplo.Sendo assim a Igreja católica conseguiu se tornar o principal detentor de autoridade na sociedade durante a Idade Média


*Christiane Nunes Lima é graduanda do 7ª período de História pela Faculdade de Formação de Professores FFP/UERJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário