quarta-feira, 29 de junho de 2011

Breve resumo sobre a História da Cidade de São Gonçalo - RJ

O território onde se localiza atualmente o municipio de Sao Gonçalo começou a receber habitantes brancos em meados do seculo XVI. Em 1579 o portugues gonçalo gonçalves recebeu terras ( atuais praia da Luz  e centro de S.G) onde ergueu uma capela, a partir de entao,  se iniciou o processo de ocupaçao populacional. No seculo XVIII, Sao Gonçalo ja tinha estabelecido um sociedade mercantil, escravista e catolica. As fazendas localizadas neste lugar produziam princpalmente cana de açucar dentre outros produtos agricolas como frutas, horataliças, legumes, mandioca etc. que serviam para conusmo interno e a cidade do Rio de Janeiro.
Desde o seculo XVI, a freguesia de S.G era ligada administrativamente a cidade do Rio de Janeiro, ate que passou a ser ligada, em boa parte do seculo XIX a Niteroi, quando se tornou um  distrito de Niteroi. Na decada de 1870, já se constituia aqui um grande arraial, com diversas agencias do poder publico organizando o espaço e a vida da população. Apos a instauração do regime republicano em 1889, varios distritos de Municipios Flumineses sao municipalizados e finalmente em 22 de Setembro de 1890, o presidente do estado do Rio de Janeiro, Francisco Portela criou o municipio de São Gonçalo.
A partir das primeiras decadas do seculo XX a cidade começa a se desenvolver. Entre as decadas de 1920-40 S.G consolidou seu parque industrial, epoca que ficou conhecida como Manchester. As industrias em sua maioria se concentrava em Neves, ali existiam várias industrias de grande porte como a Fundiçao HINE, a companhia Brasileira e usinas metalurgicas, a Vidreira e a companhia Brasileira de fósforo. Alem da concentração industrial, Neves abrigava a maior parte da populaçao. Esta foi a região que mais recebeu investimentos da cidade.
Dentro deste periodo foi criado o hospital de Sao gonçalo organizado pelo medico Luiz Palmier, que veio para o municipio combater a gripe espanhola que assolou Niteroi e Sao Goncalo em 1918 e 1919. Em 1940 foi criada a primeira escola secundaria do municipio que se chamava colégio São Gonçalo. Em 1950 iniciou os primeiros loteamentos da cidade, quando muitas fazendas passaram a ser divididas em bairros, sendo o loteamento mais famoso o bairro de Jardim Catarina.
A industrialização no Brasil tomou corpo nos anos seguintes a primeira guerra mundial, quando viu a necessidade de fabricar o que antes importava.  O setor de bem de consumo movia a indústria nesse período, tendo como destaque a indústria têxtil e alimentícia. Com a quebra da bolsa de valores de Nova York, os cafeicultores começaram encontraram grande dificuldade de vender seu café para o mercado externo, o que fez com que seus investimentos se voltassem na área industrial. No governo de Vargas se deu atenção as industrias de base,  fato que pode ser visualizado em em São Gonçalo. Em 1937 é fundada a Companhia Brasileira de Usinas Metalúrgicas (CBUM), que incorporada ao grupo HIME, desenvolvia além da fundição, cerâmica e fósforo da marca “SOL”.
Começam a surgir diversas associaçoes na cidade, culturais, politicas e entre outros  como o Instituto Fluminense de Cultura,associaçoes dos partidos PTB,UDN,PSD,associaçoes esportivas como os clubes Vila Lage,Tamoio e Mauá. Em 1948 foi criado um importante grupo, a Associaçao Gonçalense de Estudandes Secundaristas(AGE) e que atuou até 1968. Nesse contexto, de surgimento de agremiaçoes, associaçoes partidárias, entre outros, uma importante figura politica desponta na cidade, Joaquim Lavoura, este é eleito prefeito pela primeira vez em 1955 ficando no poder até 1959, depois 1962 até 1966 e por fim de 1971 a 1973. Em seu mandato, realizou diversas modificaçoes na cidade: asfaltou vários bairros,ampliou o complexo hospitalar da cidade, criou diversas escolas , entre outros.  Após um período, a cidade começou a a perder diversas indústrias, e o fluxo populacional aumentou ainda mais. São Gonçalo atualmente se enquandra no termo “cidade dormitório”, isso se deve ao  motivo de que uma grande parte da população residente aqui trabalha em outros municipios.


4 comentários:

  1. E bom saber um pouco de nossa historia .

    ResponderExcluir
  2. E muito triste saber que o nosso povo nao se enteressa pela nossa historia . !

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Vc poderia me dizer em qual fonte conseguiu a história de São Gonçalo? Pretendo fazer uma dissertação de mestrado sobre o município e estou precisando muito de referencial teórico. Obrigada!

    ResponderExcluir